domingo, 15 de junho de 2008

A Amazônia é um patrimônio nacional

WebQuest para alunos de Geografia e História do Ensino Médio


“Em meio ao seu verde, o fogo arde queimando o nosso pulmão. Os pássaros perdem seus galhos, em desespero voam sem rumo na imensidão. Os animais correm em círculos, perdidos na fumaça da morte certa. Os gritos das aves, dos animais, das plantas... Não são ouvidas pelos homens do poder sem visão... Que não reconhecem o ciclo da natureza que tenta em desespero... Limpar o ar que sujamos com nossos carros, nossas indústrias... Quebrando o ciclo da água, reduzindo as chuvas... Até chegar as grandes cidades, nos nossos campos que na seca matarão os gados... A abundancia das frutas brasileiras desaparecerão das nossas mesas. Haverá dor naqueles que por muitas vezes jogaram as frutas no lixo... E lágrimas rolarão sobre os olhos daqueles que a colhiam para comer... Sentindo-nos impotentes, perguntaremos a nós mesmos: O que fizemos com a nossa Amazônia? O que não fizemos por ela...”

Poema de Regina Eenas Martins


Introdução

Em decorrência do que está acontecendo com o planeta como o aquecimento global e as mudanças climáticas, a Amazônia passou a ser o centro das atenções e de interesses das grandes potências. Quase todos os dias você é informado pela mídia do que está acontecendo com a Amazônia. Quem não fica indignado com a quantidade de árvores cortadas diariamente e as queimadas para a ampliação das fazendas agropecuárias? Será que o interesse internacional é apenas pela preservação ou cobiça das riquezas minerais e biológicas? E a questão da reserva indígena Raposa Serra do Sol?


Tarefa

Com este trabalho, você vai ter a oportunidade de ampliar o seu conhecimento buscando informações em diversas fontes e apresentar uma síntese sobre tudo o que foi pesquisado sobre a floresta amazônica, conforme a seguir:

Construir no Word um texto que responda algumas destas questões:
- Quais os Estados brasileiros que compõe a Amazônia Legal (anexar um mapa);
- Identificar as reservas florestais da Amazônia;
- Como é composto o bioma da Amazônia;
- Qual a importância da Floresta com relação à chuva;
- Quem é responsável pelo licenciamento ambiental na Amazônia;
- Quais as principais políticas ou projetos criados pelo Ministério do Meio Ambiente para a região;
- Quais os primeiros habitantes da região e como eles vivem atualmente;
- O que a floresta produz em beneficio dos povos da região e da humanidade como um todo;
- Se o desenvolvimento sustentável para a Amazônia é viável;
- Se o interesse internacional pela Amazônia se justifica;
- É justo que os paises mais poluidores do mundo que acabaram com as suas florestas queiram impor regras para a Amazônia?


Processo

A sala de aula é composta de 30 (trinta) alunos. Formem 5 (cinco) grupos com 6 (seis) alunos cada.
Com base na leitura do material pesquisado, elabore um texto no Word com no mínimo 30 linhas com letras estilo Times New Roman, fonte tamanho 12, expondo a opinião do grupo sobre a importância da Amazônia para o Brasil e o mundo e a quem cabe o seu controle.
Anexe fotos tais como: Áreas nativas e degradadas, queimadas, transporte ilegal de madeiras, pátio das madeireiras, projetos ambientais, índios, animais, etc.
A apresentação será no data show da escola e logo após a apresentação a equipe ficará à disposição para responder a duas perguntas de cada equipe presente. Cada turma terá 20 (vinte) minutos para apresentação do trabalho. Serão utilizados os horários de duas aulas geminadas para as apresentações.


Avaliação

O trabalho apresentado será avaliado a partir dos seguintes critérios;

- Capacidade de síntese e conteúdo do texto apresentado;
- Participação dos componentes do grupo na apresentação (espírito de colaboração e segurança com relação às informações prestadas);


Conclusão


Vocês, com o final desta WebQuest estão prontos para discutir, questionar, valorizar e difundir a cultura da responsabilidade ambiental, não só com respeito à Amazônia, mas, também, com tudo o que for relacionado com o meio ambiente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Procure se inteirar cada vez mais sobre o assunto. Seja um multiplicador porque a partir de agora vocês, se quiserem, serão pessoas comprometidas com a preservação ambiental.





Fontes para pesquisa
http://www.institutoclicomendes.org.br
http://www.wwf.org.br
http://www.mma.gov.br
http://www.greenpeace.org.br
http://www.ibama.gov.br
http://www.pt.wikipedia.org/wiki/bioma
http://www.imazon.org.br
http://www.sds.am.gov.br
http://www.petrobrás.com.br

Nenhum comentário:

Dias Melhores

O Navarro de Britto acontece

Banda Satélite